Rua Princesa Isabel, 817 - Cidade Alta - Natal/RN - Fone: (84) 2020-0219

HISTÓRIA DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

1. FUNDAÇÃO

O Grande Oriente do Brasil – Rio Grande do Norte, foi fundado na data de 25 de Agosto de 1969, em uma reunião realizada no Templo da Gr Bene Gr Benf Loj Simb 21 de Março, Oriente de Natal/RN. Naquela ocasião reuniram-se os IIr  Mário Villar de Melo (Loja 21 de Março); José Inocêncio de Almeida Neto (Loja 24 de Junho); Raimundo Ribeiro da Hora (Loja Filhos da Fé); José Costa Sobrinho (Loja Evolução II); Salatiel Vasconcelos Silva (Loja Padre Miguelinho); Manoel Jonas de Rubim Costa (Loja 27 de Dezembro); Lauro da Escóssia (Loja Coronel Fausto); José Olímpio de Melo (Loja Clementino Câmara); João Afonso do Amaral (Loja Emídio Fagundes); Ivan Alves da Costa (Loja Trabalho e Fraternidade); Armando de Lima Fagundes (Loja Bartolomeu Fagundes); Augusto Jonas Dourado (Loja Trampolim da Vitória); Cícero Pinto de Souza (Loja 24 de Novembro); Francisco Eudes Costa (Loja João da Escóssia); Abel Jacob de Medeiros (Loja Hegessipo Reis de Oliveira) e o Pod.’. Ir.’. Rômulo Chaves Wanderley, Delegado do Soberano Grão-Mestre Geral da Ordem no Estado do Rio Grande do Norte, que presidiu a reunião. O objetivo da reunião era apreciar a proposta de Fundação do Grande Oriente Estadual do Rio Grande do Norte (GOERN). Segundo consta da Ata de Fundação, além dos fundadores nominados, participaram grande número de obreiros, não sabendo-se precisar a quantidade.

2. PROVISORIEDADE

No dia 18 de outubro de 1969, em nova reunião realizada no Templo da Gr Bene Gr Benf Loj Simb 21 de Março, Oriente de Natal/RN, foi eleita uma Diretoria Provisória. Houve amplo debate se os eleitos provisóriamente, ostentariam os titulus de Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto, em votação, prevaleceu a tese de que os eleitos provisoriamente os respectivos títulos e, assim, foram eleitos os IIr  Mário Villar de Melo (Loja 21 de Março), para Grão-Mestre e o Ir Marcelo Fernandes de Oliveira, passando, assim, a serem os primeiros dignatários do Grande Oriente Estadual do Rio Grande do Norte, tendo o Pod.’. Ir.’. Rômulo Chaves Wanderley, Delegado do Soberano Grão-Mestre Geral da Ordem no Estado do Rio Grande do Norte, passado o malhete para o Ir Mário Villar de Melo.

2.1 – Grande Comissão Executiva

No dia 24 de março de 1970, foi realizada reunião especifica para composição de uma Grande Comissão Executiva das Lojas e seis grupos de trabalhos. A Grande Comissão Executiva, ficou assim constituída: Mário Villar de Melo; Abel Jacob de Medeiros; José Olímpio de Melo; Armando Lima Fagundes; Raimundo Rineiro da Hora; Augusto Gomes Dourado; Lauro da Escóssia; José Inocêncio de Almeida Neto; Nilton Paulino de Souza; Alaeir Pinheiro; João Meira Lima e Álvaro Marciano de Lima.

 

Já os Grupos de Trabalho, ficaram assim constituídos: Grupo de Trabalho de Expediente e Redação: José Amaral, Adiel de Souza Lima e Ticiano Duarte. Grupo de Trabalho Questões Financeiras: Saulo Colaço Chaves, João Joaquim de Souza e Lauir Duarte. Grupo de Trabalho de Regularização de Lojas OrV Estadual: Marcelo Fernandes de Oliveira, Aluizio Menezes de Melo e Amaro Marinho. Grupo de Trabalho de Intercâmbio de Assuntos Maçônicos: Luiz Nogueira Filho, Paulino Marques dos Santos e Rosalvo Seabra de Melo. Grupo de Trabalho de Informações e Relações Públicas: José Ayrton Alves da Costa, Thales Magno de Oliveira Fernandes e Domilson Damásio da Silva. Grupo de Trabalho de Assuntos Jurídicos: Diógenes da Cunha Lima, Francisco das Chagas Pereira e Bianor Medeiros.

Observa-se que, com a eleição de uma Diretoria Provisória, a constituição de uma Grande Comissão Executiva e a constituição de de Grupos de Trabalhos, a então gestão provisória do Grande Oriente Estadual deu uma conformação executiva e de organização administrativa ao récem fundado Grande Oriente Estadual, preparando-o para as futuras eleições gerais na Obediência.

3. ELEIÇÕES

Na data de 23 de maio de 1970, em reunião na Loja 21 de Março foi marcada a data das eleições gerais para eleição aos cargos de Grão-Mestre Estadual, Grão-Mestre Estadual Adjunto e Deputados à Assembleia Estadual, assim como a definição dos procedimentos a serem observados e relacionados à realização do primeiro pleito na Obediência.

Seguiu-se intenso debate sobre a composição da chapa oficial para os cargos de Grão-Mestre Estadual e Grão-Mestre Estadual Adjunto.

Ao fim, foram registradas duas Chapas para concorrer aos cargos de Grão-Mestre Estadual e Adjunto, respectivamente, com a seguinte composição: Chapa 1: Mário Villar de Melo e João Meira Lima. Chapa 2: Salatiel Vasconcelos da Silva e Ascendino Henrique de Almeida Júnior.

3.1 – Resultado da Primeira Eleição: Grão-Mestre Estadual e Grão-Mestre Estadual Adjunto. 

As primeiras eleições para o Grão Mestrado Estadual e para a Assembleia Estadual Legislativa foram marcadas para a primeira quinzena do mês de julho do ano de 1970. Realizadas as eleições as apurações se realizaram no dia 15 de Agosto de 1970, no Templo da Loja 21 de Março sendo apurados os seguintes resultados: A Chapa 1: Mário Villar de Melo, para Grão-Mestre Estadual, obteve 413 votos e, João Meira Lima, para Grão-Mestre Estadual Adjunto, obteve 358 votos. AChapa 2: Salatiel Vasconcelos da Silva, para Grão-Mestre Estadual, obteve 439 votos e Ascendino Henrique de Almeida Júnior, para Grão-Mestre Estadual Adjunto, obteve 433 votos. A diferença da chapa vitoriosa para GME foi de 26 votos e para GMEAdj, foi de 75 votos.

3.2 – Resultado da Primeira Eleição: Deputados Estaduais Titulares

As primeiras eleições para a Assembleia Estadual Legislativa se realizaram no dia 15 de Agosto de 1970, no Templo da Loja 21 de Março sendo eleitos os seguintes deputados – Titulares: Osmar Araújo (22 votos); José Tomaz Ferreira Campos (24 votos); Francisco Eudes Costa (17 votos); Luiz Benévolo Dantas (59 votos); Aluízio Menezes de Melo (95 votos); Arnaldo Monteiro Bezerra (34 votos); José Airton Alves da Costa (79 votos); José Rozendo do Amaral (42 votos); José Walter Olympio (06 votos); Marcelo Fernandes de Oliveira (181 votos); Alípio Barbosa da Silveira (24 votos); Vicente Paulo Avelino (86 votos); Natanael Espínola (12 votos); Benjamim Capistrano (25 votos); Francisco Bento das Chagas (20 votos) e Ivanaldo Fernandes Primo (13 votos).

3.3 – Resultado da Primeira Eleição: Deputados Estaduais Suplentes

 As primeiras eleições para a Assembleia Estadual Legislativa se realizaram no dia 15 de Agosto de 1970, no Templo da Loja 21 de Março sendo eleitos os seguintes deputados – Suplentes: Manoel Paulino dos Santos Filho (22 votos); Antônio Menezes da Costa (23 votos); João Lucas Vieira (17 votos); Jair Nogueira de Lima (59 votos); Nilton Silva Santos (53 votos); Gevair de Freitas (37 votos); João Leite da Costa (42 votos); Eufran Oliveira de Souza (07 votos); Sebastião Xavier Saldanha Sobrinho (181 votos); Aluízio de Souza (86 votos); Paulo Leal (25 votos); José Gondim Chaves (13 votos); Alberto Moreira Campo (79 votos) e Gilberto da Fonseca Tinoco (29 votos).

4. POSSES

A posse do primeiro Grão-Mestre Estadual eleito, Salatiel de Vasconcelos Silva, foi realizada no dia 17 de outubro de 1970, no Teatro Alberto Maranhão, com a presença do Gal. Duque Estrada, que apôs a Faixa no Grão-Mestre.

A posse foi um evento concorrido com uma presença expressiva de Irmãos e convidados.

Vê-se, ainda, flagrante da leitura dos primeiros atos de gestão pelo Grão-Mestre Salatiel de Vasconcelos Silva.

Os Deputados Estaduais tomaram posse e Instalaram a legislatura na Loja 21 de Março, com uma presença expressiva de Irmãos.

Fonte: GOB-RN